Alguns vícios passam de pai para filho e continuam causando prejuízos. Os problemas vão da postura ao dirigir ao comportamento no trânsito, passando por falsas idéias de economia.
ÚLTIMA ACELERADA
Motoristas que têm esse hábito antes de desligar o carro não sabem que isso só serve para desperdiçar gasolina e aumentar as chances de danificar o motor.
Isso porque o combustível não queimado irá “lavar” o óleo das paredes do cilindro do motor.
Quando ligar o carro novamente, anéis e pistão vão funcionar, por alguns instantes, sem lubrificação e desgastar mais rápido.Motorista que dirige com o braço na janela corre o risco de não conseguir fazer manobra de emergência
BRAÇO NA JANELA
Além do perigo de não conseguir fazer uma manobra de emergência, pode custar multa de R$ 85,13 e perda de quatro pontos no prontuário.
NÃO ESQUENTE
Veículos mais novos, que têm injeção eletrônica, não precisam ser aquecidos antes de entrar em
movimento.
O sistema programa a lubrificação e a mistura ar/combustível. Além disso, a maior eficiência da bomba de óleo e de gasolina proporcionam o desempenho adequado mesmo com o motor frio.
Pneu pressionado contra o meio-fio sofre deformação na estrutura
ESTACIONAMENTO
Apoiar o pneu no passeio faz com que ele sofra a pressão do peso do veículo. Isso pode gerar uma deformação na estrutura, alterar a capacidade de resistência e uniformidade do pneu, além de afetar as condições de balanceamento do conjunto rodas/pneus.
SUSPENSÃO
Ao ver um buraco na estrada, alguns motoristas têm a péssima mania de frear bruscamente.
Com a roda travada, o impacto é muito maior, o que sobrecarrega a suspensão e o próprio sistema de freios. A roda venceria este obstáculo muito mais facilmente, se estivesse em movimento.
DIREÇÃO HIDRÁULICA
Não gire o volante com direção hidráulica com o motor desligado.
Isso pode forçar a tampa do reservatório, causando derramamento de fluído ou, até mesmo, deslocar a tampa.
Mesmo com o motor funcionando, não se deve deixar o volante completamente virado por mais de 15 segundos.
Nessa condição, o óleo é bastante aquecido pela bomba da direção hidráulica, o que pode causar danos no sistema e ruídos.
Ao atravessar trechos alagados, aumenta-se o risco de ocorrer calço hidráulico, que é a entrada de água no motor
ENCHENTE
Passar por trechos alagados pode ser bastante oneroso para o proprietário do carro, caso o motor aspire
água em vez de ar, provocando o calço hidráulico:
Como o pistão recebe água, que não se comprime, pode travar o motor e entortar as bielas,
danificando-as seriamente.
Evite passar por locais alagados quando a água ultrapassar a metade da roda.
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