quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Num piscar de olhos!!!

Pegar no sono dirigindo e uma das maiores causas de acidentes de trânsito.


Quando o assunto e acidentes de carros, logo pensamos em consumo exagerado de
alcool e execesso de velocidade, porém existe outro fator  que muita gente desconhece : a sonolência no volante.

Calcula-se que aproximadamento 15% de todos acidentes do Brasil são acusados pelo fator sono. A maioria de acidentes causados pelo sono e devido ao uso de alguma medicação, remédios simples como descongestionantes, e também substâncias mais fortes, como antialérgicos.

As associações médicas que lidam com o distúrbio do sono, sugeriram que todo medicamento que possa interferir na segurança do trânsito, provocando sonolência, deve ter um alerta na embalagem, informando que é proibido dirigir.
Para especialistas esse aviso e muito importante, já que a maioria das pessas não leêm a bula do medicamento , ignorando os efeitos colaterias como o sono.

Embora o sono seja um elemento dos mais importantes na causa de acidentes de trânsito, ele é muito pouco estudado, principalmente pela dificuldade de se pesquisar essa variável após a ocorrência de um acidente.

A tendência a adormecer é também aumentada pela privação e pela interrupção do sono, sendo o efeito dessa perda acumulativo.
A sonolência é, muitas vezes, ignorada por falta de reconhecimento do motorista, que atribui o acidente a outras causas, como a má condição climática ou o estado insuficiente de preservação da rodovia.


Sinais de alerta



Os especialistas alertam os motoristas para vários sinais de alerta para quem está dirigindo com sono:

-Dificuldade de manter o foco da visão, com piscar freqüente;
-O motorista não se lembra dos últimos quilômetros que percorreu;
-A cabeça começa a pender para a frente;
-O condutor boceja e esfrega os olhos repetidamente;
-O carro sai da faixa de direção, invade o acostamento ou a pista contrária


 Assim sendo para não fazer do volante travesseiro siga as DICAS abaixo:



Nunca dirija cansado (a);
Jamais confie que ligar o som alto ou abrir os vidros vá manter você acordado (a);
Se o sono apertar, PARE o carro para cochilar;
Não tome bebida alcoólica ou remédios que provoquem sono;
Se for viajar durma bem antes de ingressar na estrada;
Evite dirigir à noite e reveze com outro motorista;
Descanse a cada duas horas de direção;
Se notar que está sonolento (a) tome uma xícara de café, mas lembre-se que a cafeína demora cerca de 30 minutos para fazer o efeito desejado;
Evite refeições “pesadas” (de difícil digestão), caso você vá dirigir por muitas horas. A famosa “feijoada”, por exemplo, provoca sonolência.




















segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Medo de Multa?


Tipos de infração de trânsito


Transportar crianças com menos de dez anos no banco da frente dá multa de 180 UFIRs e retenção do veículo.




Usar o cinto de segurança dentro e fora da cidade, além de ser obrigatório, é uma garantia de segurança. Este é o hábito mais fácil de adquirir neste Código, mesmo assim não dispensa multa. Deixar de usar o cinto de segurança (motoristas e passageiros) implica em multa de 120 UFIRs e retenção do veículo para regularização.





Muitas pessoas já mataram e morreram dirigindo embriagado ou sob efeito de tóxicos. Diante de tantas mortes, é inadmissível irresponsabilidades tão garves. A lei de trânsito é dura e eficaz.Não tem mais perdão. Infrações como estas são consideradas crime. 
Dirigir sob influência de álcool ou qualquer entorpecente ou que determine dependência física ou psíquica custa 900 UFIRs de multa, suspensão do direito de dirigir e retenção do veículo. O infrator ainda estará sujeito à detenção.


O número de vítimas de rachas, manobras perigosas e alta velocidade é assustador. Este tipo de imprudência faz parte de uma das penalidades mais duras do Código. 
Tirar rachas = Multa até 540 UFIRs, suspensão do direito de dirigir e apreensão do veículo.
Transitar em rodovias e vias de trânsito  rápido em velocidade acima da máxima permitida = Multa até 540 UFIRs, suspensão do direito de dirigir.





A lei de trânsito é séria. Castigo também para quem deixar de prestar ou providenciar socorro quando estiver envolvido em acidentes ou quando alguma autoridade de trânsito 
solicitar que preste socorro.
Deixar de socorrer vítimas em acidente quando o condutor estiver envolvido = Multa até 900 UFIRs e suspensão do direito de dirigir. O infrator também estará sujeito à detenção de seis meses a um ano.
Deixar de prestar socorro a vítima de acidente quando solicitado por autoridade = Multa de 120 UFIRs.





Pedestre tem que atravessar na faixa e usar a passarela. E o motorista tem que respeitar a faixa e o sinal. Atualmente, 60% das mortes no trânsito são de pedestres; o Código também se preocupa com isso. A lei prevê multas para motoristas que não respeitam a faixa e o sinal vermelho.
Ultrapassar sinal vermelho = 180 UFIRs.
Avançar na faixa de pedestres quando há mudança de sinal luminoso = 80 UFIRs.




A conversa ao telefone pode tirar a atenção no trânsito. Fones de ouvido tanto podem deixar o motorista distraído como impossibilitado de ouvir buzinas em situações emergenciais. O motorista que dirigir com fones de ouvido ou falando ao celular recebe multa de 80 UFIRs.






Parece tolice, mas não é. Para evitar surpresas desagradáveis, o motorista tem que dirigir com as duas mãos.  Dirigir com uma mão só pode deixá-lo despreparado para qualquer atitude que necessite da rapidez e habilidade das duas mãos. Neste caso, dirigir com o braço pra fora do carro resultará em multa de 80 UFIRs.




O Código de Trânsito, além de motoristas e pedestres, também está de olho na educação no trânsito e na limpeza da cidade. Jogar lixo pela janela do carro é um ato mal-educado. Compromete a limpeza das vias públicas a ainda põe em risco pessoas que podem ser atingidas pelos objetos atirados. É muito fácil : é só guardar o lixo e esperar chegar em casa. Atirar água ou detritos pela janela do veículo leva a pessoa a receber multa de 80 UFIRs.





Dirigir motocicletas sem capacete pode ser uma imprudência fatal. Muitas mortes já foram registradas por isso. Motoristas e passageiros sem capacetes também serão penalizados seriamente. Dirigir motocicleta ou transportar passageiro sem o capacete de segurança e vestuário de acordo com as normas e especificações aprovadas pelo CONTRAN dá multa de multa de 180 UFIRs e suspensão do direito de dirigir.







Menores de 18 anos não possuem autorização para dirigir. Menores sem habilitação significa perigo no trânsito, prejuízo e dor de cabeça para o proprietário do veículo. A irresponsabilidade de quem confia a direção do veículo a pessoa que não esteja em condições legais de direção é punida com multas até 900 UFIRs e apreensão do veículo.


Siga a Dirigindo Bem


Para você que deseja conhecer melhor a dirigindo Bem ai vai algumas dicas:

Site




















Orkut




















You Tube



Manias que pesam no bolso

Alguns vícios passam de pai para filho e continuam causando prejuízos. Os problemas vão da postura ao dirigir ao comportamento no trânsito, passando por falsas idéias de economia.


ÚLTIMA ACELERADA


Motoristas que têm esse hábito antes de desligar o carro não sabem que isso só serve para desperdiçar gasolina e aumentar as chances de danificar o motor.


Isso porque o combustível não queimado irá “lavar” o óleo das paredes do cilindro do motor.


Quando ligar o carro novamente, anéis e pistão vão funcionar, por alguns instantes, sem lubrificação e desgastar mais rápido.Motorista que dirige com o braço na janela corre o risco de não conseguir fazer manobra de emergência


BRAÇO NA JANELA


Além do perigo de não conseguir fazer uma manobra de emergência, pode custar multa de R$ 85,13 e perda de quatro pontos no prontuário.




NÃO ESQUENTE


Veículos mais novos, que têm injeção eletrônica, não precisam ser aquecidos antes de entrar em
movimento.


O sistema programa a lubrificação e a mistura ar/combustível. Além disso, a maior eficiência da bomba de óleo e de gasolina proporcionam o desempenho adequado mesmo com o motor frio.




Pneu pressionado contra o meio-fio sofre deformação na estrutura






ESTACIONAMENTO


Apoiar o pneu no passeio faz com que ele sofra a pressão do peso do veículo. Isso pode gerar  uma deformação na estrutura, alterar a capacidade de resistência e uniformidade do pneu, além de afetar as condições de balanceamento do conjunto rodas/pneus.






SUSPENSÃO


Ao ver um buraco na estrada, alguns motoristas têm a péssima mania de frear bruscamente.


Com a roda travada, o impacto é muito maior, o que sobrecarrega a suspensão e o próprio sistema de freios. A roda venceria este obstáculo muito mais facilmente, se estivesse em movimento.




DIREÇÃO HIDRÁULICA


Não gire o volante com direção hidráulica com o motor desligado.


Isso pode forçar a tampa do reservatório, causando derramamento de fluído ou, até mesmo, deslocar a tampa.


Mesmo com o motor funcionando, não se deve deixar o volante completamente virado por mais de 15 segundos.


Nessa condição, o óleo é bastante aquecido pela bomba da direção hidráulica, o que pode causar danos no sistema e ruídos.


Ao atravessar trechos alagados, aumenta-se o risco de ocorrer calço hidráulico, que é a entrada de água no motor
ENCHENTE


Passar por trechos alagados pode ser bastante oneroso para o proprietário do carro, caso o motor aspire
água em vez de ar, provocando o calço hidráulico:


Como o pistão recebe água, que não se comprime, pode travar o motor e entortar as bielas,
danificando-as seriamente.


Evite passar por locais alagados quando a água ultrapassar a metade da roda.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Conquiste sua independência!!!!


A Dirigindo bem acaba de inaugurar uma loja no Rio de Janeiro e, estamos prontos para ajudar você a conquistar sua Independência livrando-se de quaisquer obstáculos que o impeçam de dirigir (Medo, Insegurança , falta de prática entre outros).
Promoções de Inauguração Por tempo limitado.
Ligue 2452-3137 ou 3350-2087.