sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Sonhar não custa nada
         A nossa mente tem poderes que nem imaginamos e por isso , não aproveitamos todos os recursos que estão próximos, logo acima de nossos olhos: mais precisamente no cérebro. Quando imaginamos algo ruim, sem nenhuma evidência real que aconteça, por exemplo, um assalto ou um desempenho ruim na entrevista de emprego, podemos perceber em alguns casos, a mão suar, o coração bater mais forte, boboca seca etc sintomas típicos da ansiedade ou medo, sem de fato, nada ter acontecido.
        Algumas pessoas ficam surpresas ao perceberem que apenas nossos pensamentos são capazes de gerar sintomas tão desagradáveis e essa surpresa aumenta quando são informadas que quando sonhamos acordados somos capazes de modificar nossos hormônios. A ciência nos mostra que ao realizarmos treinamento mental, imaginando situações boas, em que nos saímos bem em ocasiões complicadas e aflitas, essas sensações perduram quando nos confrontamos com a situação real.. Conheço jogadores de futebol, que sem ao mesmo conhecer estes estudos científicos, de tanto imaginarem que estavam jogando no Maracanã lotado, quando chegaram lá, sentiram-se super tranquilos, como se estivessem estado lá antes.  
       Segundo a bióloga Rosanne Martins ( do site rosannemartins.com.br) nos últimos 25 anos a eficiência da imaginação guiada vem sendo, cada vez mais, comprovada através de pesquisas que demonstram o impacto positivo nas áreas de saúde, criatividade e desempenho. Hoje é sabido que apenas 10 minutos de Imaginação Guiada pode reduzir a pressão arterial,diminuir os níveis de colesterol e glicose na corrente sanguínea, aumentar a atividade das células do sistema imunológico e aliviar dores, inclusive dores de cabeça. Ela também ajuda a melhorar a habilidade de esquiar, jogar tênis, andar de skate, escrever, atuar, cantar e principalmente : DIRIGIR !


Autora: Raquel de Mello ( Psicológa)