Cuidados com o veículo
que fica parado muito tempo
Veículos são máquinas projetadas para o uso contínuo, mas, se a perspectiva é a de que ele vá ficar parado por algum tempo, cerca de um mês, cuidados são importantes para evitar problemas com alguns componentes, como freios, óleo, bateria, embreagem e até o combustível. A primeira questão que surge é com a bateria, que, se não estiver com carga máxima, poderá ficar sem energia. Portanto, desligue os cabos da bateria, preservando a integridade do sistema elétrico; ou, no mínimo neste um mês, acione o motor pelo menos uma vez por semana.
=> Curto período
O freio de mão não deve estar acionado e, para evitar problemas, é recomendável colocar calços nas rodas. Deixar o freio de mão puxado pode levar ao empenamento das sapatas do freio. Além disso, a umidade de lugares como garagens e estacionamentos cobertos pode fazer as lonas de freio colarem no tambor, deixando o veículo travado. O engate das marchas também não é a solução ideal. Se for do tipo com transmissão automática, o melhor é deixá-lo na posição P. Se for manual, o ideal é engatar a marcha à ré. Lubrificar os discos/tambores de freio antes da longa inutilização evita a oxidação. Os pneus também merecem cuidados. Como o ar escapará ao longo do tempo, os pneus irão murchar e terão muita área de contato com o solo. Portanto, o ideal é encher o pneu com uma pressão acima do especificado pela montadora. Assim, a forma do pneu será preservada quando for recalibrado.
=> Mais de seis meses
Caso o tempo inativo seja muito elevado, o uso de cavaletes para levantar o veículo durante esse tempo é a melhor opção. A partir de seis meses com o veículo parado, os cuidados devem ser ainda maiores. O recomendado é que se coloque um peso no pedal para deixar a embreagem acionada, evitando que o disco cole no platô. O combustível também é afetado após muito tempo de armazenamento. A gasolina e o etanol perdem as suas propriedades detonantes e podem comprometer a alimentação na hora da ignição. No caso do diesel, um combustível que apodrece, é interessante retirar todo o combustível do tanque antes do período de inatividade.
=> Mais de um ano
Se não for usar o veículo por mais de um ano, os cuidados devem ser mais drásticos. Todos os fluidos internos do motor e do resto do veículo tendem a endurecer e apodrecer e, caso isso ocorra, fica muito difícil depois retirar para substituí-los. O local escolhido deve ser coberto, arejado e longe de animais.
Fonte: http://www.notisul.com.br