Dicas para dirigir bem
na estrada
Confira algumas situações que podem acontecer quando estiver na pista e o melhor a fazer em cada caso. Assim, sua viagem fica muito mais segura!
Antes da curva
O certo é frear antes e, ao entrar na curva, acelere gradativamente. Vire a direção com suavidade e nunca freie no meio da curva. Isso pode travar as rodas e o carro pode derrapar ou até mesmo capotar. Caso entre rápido demais numa curva, tire o pé do acelerador e reduza a marcha.
Ultrapassagem segura
Para fazer uma ultrapassagem, você precisa se sentir segura e ter certeza de que conseguirá completá-la, sem colocar em risco a sua segurança e a dos outros passageiros. Primeiro, obedeça à sinalização da pista e verifique se as ultrapassagens são permitidas naquele trecho. Depois dê seta para indicar seus movimentos e nunca ultrapasse pelo acostamento. Seja rápida e volte logo para a sua faixa. Outra coisa: não ultrapasse em curvas ou aclives. Isso porque, em geral, nessas situações, a motorista não tem total visibilidade da pista contrária. Ao ser ultrapassada, diminua a velocidade até que o outro carro passe e atinja uma distância segura.
Na chuva e/ou na neblina
Com a pista molhada e a visibilidade prejudicada, o melhor a fazer é reduzir a velocidade, acender os faróis baixos e manter uma distância segura do carro que vai à frente. Sua atenção deve ser redobrada! Use as marcações da pista para se guiar e as luzes traseiras do automóvel que segue à frente como referência.
Língua dos motoristas
Sim, há uma comunicação na estrada entre caminhoneiros, motoristas de ônibus e carros. Você já deve ter reparado. Aí vão alguns sinais que podem ser úteis para você:
- Piscar os faróis duas vezes: indica que os carros que seguem no sentido oposto devem reduzir a velocidade, pois vão encontrar algum problema na pista, como um acidente, por exemplo.
- Piscar faróis com insistência: indica que há algo errado com o carro que segue à frente.
- Piscar faróis e buzinar: se o carro que vem atrás der esse sinal, abra passagem, pois há algum tipo de problema – como uma pessoa passando mal dentro do veículo, por exemplo.
- Duas buzinas curtas: é um “obrigado sonoro”. Ou seja, indica o agradecimento a um motorista que facilitou uma ultrapassagem, por exemplo.
Animais na pista
Ao avistar animais andando na pista ou nas proximidades, olhe pelo retrovisor para ver se há carros por perto e reduza a velocidade. Não buzine para não assustá-los. Se for possível, pare e espere até que os bichos concluam sua travessia. Para sinalizar aos outros motoristas , ligue o pisque-alerta. Se for à noite, desligue os faróis altos porque isso pode paralisá-los à sua frente, aumentando os riscos de acidente.
Em trechos mais abertos e desprotegidos, pode ser que você enfrente uma rajada de vento que pode desestabilizar seu carro. Se sentir o veículo balançando, reduza a velocidade e segure o volante com mais firmeza. Abrir um poucos os vidros ajuda a amenizar o problema.