| Procedimentos de Renovação |
|
Postos do Rio, Grande Rio e interior:
1) Motoristas habilitados depois de 21 de janeiro de 1998

Pagar a taxa de serviço.

Agendar a entrega da documentação num dos postos. O agendamento pode ser feito no portal do Detran-RJ ou pela Central de Atendimento através do telefone 0800-0204041 (serviço gratuito somente para o interior, de segunda a sexta-feira, das 8h até às 20h) ou dos telefones 3460-4040/4041 (de segunda a sexta, das 8h às 20h).

Comparecer ao posto no dia marcado, com a documentação necessária.

O candidato receberá o nome da clínica credenciada da região onde se encontra sua residência ou domicílio, com o respectivo endereço, telefone e horário de funcionamento, anotados no verso do formulário de exames. A clínica será indicada eletronicamente pelo sistema informatizado. Será facultada a opção pela região onde o candidato exerça, comprovadamente, suas atividades profissionai. Mas, para isso, deverá apresentar Carteira de Trabalho,
**contracheque, declaração do empregador ou equivalente.

Na clínica, o candidato deverá pagar uma taxa pelo exame médico.
** O contracheque é necessário para que se possa comprovar o local de trabalho do usuário e, assim, oferecer a ele a opção de fazer o exame médico em clínica localizada na região onde trabalha. Por este motivo, o contracheque deve conter o endereço onde o usuário exerce suas atividades profissionais.
2) Motoristas habilitados antes de 21 de janeiro de 1998

Pagar taxa de serviço

Agendar o serviço pelo
site do Detran (www.detran.rj.gov.br) ou pelo Teleatendimento do departamento. Os telefones são: 0800-0204041 (serviço gratuito somente para o interior, de segunda a sexta-feira, das 8h até às 20h) ou 3460-4040/4041 (de segunda a sexta, das 8h às 20h).

Comparecer ao posto no dia marcado para dar entrada no serviço e entregar a documentação necessária. Nesse momento, o usuário pode agendar a prova de atualização.

Se o usuário aproveitar a visita ao posto para agendar a prova de atualização, ele será informado, no mesmo momento, sobre o dia, local e horário de realização do teste.

Motoristas com deficiência auditiva devem agendar a prova de atualização para os postos do município de Niterói ou do Largo do Machado, bairro da Zona Sul do Rio, às sextas-feiras, quando há intérprete para atendê-los.

Em caso de falta ou reprovação, será cobrado um DUDA para a realização de exame, que deverá ser agendado novamente.

Se houver necessidade de cancelamento ou reagendamento da prova, o usuário deve respeitar os seguintes prazos:
- Prova Eletrônica (capital e região metropolitana) – até 23h59 do dia anterior à prova.
- Prova Manual (interior) – até 23h59 da terça-feira anterior à prova.

Caso o usuário prefira agendar a prova de atualização em outro momento, ele pode ligar para o Teleatendimento ou agendar o serviço pelo
site do Detran (www.detran.rj.gov.br). Em qualquer um dos casos, ele também será informado sobre o dia, local e horário de realização da prova de atualização.

O candidato receberá o nome da clínica credenciada da região onde se encontra sua residência ou domicílio, com o respectivo endereço, telefone e horário de funcionamento, anotados no verso do formulário de exames. A clínica será indicada eletronicamente pelo sistema informatizado. Será facultada a opção pela região onde o candidato exerça, comprovadamente, suas atividades profissionais, e para tanto deverá apresentar Carteira de Trabalho,
**contracheque, declaração do empregador ou equivalente.

Na clínica, o candidato deverá pagar uma taxa pelo exame médico. Em seguida, basta retornar ao posto com o resultado do exame para dar prosseguimento à retirada do documento.
** O contracheque é necessário para que se possa comprovar o local de trabalho do usuário e, assim, oferecer a ele a opção de fazer o exame médico em clínica localizada na região onde trabalha. Por este motivo, o contracheque deve conter o endereço onde o usuário exerce suas atividades profissionais.
Fonte: http://www.detran.rj.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário